Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Angola assinam acordo para promover relações entre empresários

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Cabo Verde Investimentos (CI) e a Agência Nacional de Investimentos Privados (ANIP) de Angola vão assinar, esta semana, em Luanda, um acordo de cooperação bilateral para a promoção das relações entre os agentes e empresários privados dos dois países, apurou a PANA de fonte oficial.

A assinatura deste acordo inscreve-se no âmbito da visita de 24 horas que o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, vai efetuar a Angola para reforçar a cooperação entre os dois países.

Segundo o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, Jorge Alberto Lopes Borges, que segunda-feira chegou à capital angolana, Luanda, para preparar a visita do primeiro-ministro, o acordo entre a CI e a ANIP é mais um corredor de cooperação entre os dois países com vista a promover e facilitar as relações entre o setor empresarial privado de ambos os Estados.

O governante cabo-verdiano revelou igualmente que um outro acordo será também assinado entre empresas do setor privado dos dois países na área da aquacultura, cujo projeto vai ser implementado no município do Ambriz, na província do Bengo (norte de Angola).

No quadro da visita de José Maria Neves a Angola, a comissão mista bilateral de trabalho poderá igualmente ser reativada para dinamizar a cooperação neste novo contexto político e jurídico dos dois países, acrescentou.

Inicialmente, o chefe do Governo de Cabo Verde devia ser acompanhado nesta deslocação a Angola por uma delegação empresarial mas a visita foi restringida à vertente política e diplomática.

O Governo angolano pediu para adiar a missão dos empresários, por falta de condições logísticas para acolher delegações estrangeiras nesta altura em Luanda.

Entretanto, a missão empresarial cabo-verdiana à Angola vai efetivar-se na semana da Feira Internacional de Luanda, prevista de 22 a 27 de julho.

-0- PANA CS/IZ 03junho2014