Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde divulga linha telefónica para denúncias de casos de Ébola

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou a criação de uma linha telefónica gratuita (800 28 28) para a denúncia de casos de sintomas típicos da Doença do Vírus do Ébola (DVE), soube a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Segundo fonte do Ministério da Saúde, o número verde destina-se a avaliar a situação perante uma chamada de um utente com sintomas semelhantes aos do vírus do Ébola e à tomada das medidas que se impõem.

Entre essas medidas figuram recomendações, conselhos, e, eventualmente, providências para o transporte para o local previamente escolhido pelas autoridades sanitárias locais, contactos com outras entidades envolvidas, entre outras.

A criação da linha verde inscreve-se no âmbito dos Planos de Contingência Nacional e Local que visam orientar as pessoas e os profissionais da saúde sobre o vírus do Ébola.

O Plano Nacional de Contingência resulta da compilação de orientações, normas de conduta e ensinamentos colhidos de várias fontes, com particular relevância para o Regulamento Sanitário Internacional e documentos sobre a matéria da OMS, entidade orientadora e coordenadora da luta contra epidemias no mundo.

As principais medidas tomadas por Cabo Verde visam o reforço da vigilância nos portos e aeroportos internacionais, bem como informação e vigilância ativa dirigida aos passageiros provenientes da Guiné Conakry, da Libéria e da Serra Leoa ou de outros países em função da evolução da situação atual.

Além disso, todas as estruturas de saúde, quer sejam públicas ou privadas, devem proceder ao isolamento imediato do doente ou caso suspeito, tomar todas as medidas de controlo de infeção para a DVE, notificar o caso imediatamente ao Delegado de Saúde do concelho e ao Serviço de Vigilância Epidemiológica da Direção Nacional de Saúde.

-0- PANA CS/TON 29ago2014