Cabo Verde distribui grátis toneladas de arroz doadas pela China
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde distribuirá gratuitamente, via instituições sociais e de saúde, 1.042 toneladas de arroz doadas pela China, esperados no decurso m este mês, para mitigar os efeitos da subida de preços, apurou a PANA segunda-feira de fonte segura
Segundo a resolução que “determina a distribuição gratuita” desse donativo, aprovada em Conselho de Ministros, tendo em conta a situação vivida por muitas famílias, as ajudas alimentares supramencionadas devem ser distribuídas gratuitamente a organizações públicas e da sociedade civil de cariz social, a lares de idosos, a hospitais e centros de saúde do país.
“Cabo Verde continua a enfrentar os efeitos da guerra na Ucrânia e da crise inflacionária, impactando de forma negativa o sistema agroalimentar, mormente, os preços dos produtos alimentares de primeira necessidade (PAPN). Graças às medidas de reforço da resiliência do sistema alimentar implementadas pelo Governo, com apoio dos parceiros de desenvolvimento, a situação da insegurança alimentar não se agravou”, refere-se ainda nno documento.
Dados da última análise do Quadro Harmonizado, de março de 2023, demonstraram que, devido à conjuntura caracterizada por aumento dos preços dos produtos alimentares e do custo de vida, 17 por cento das pessoas estão na fase 2 (subpressão), oito por cento na fase de crise alimentar (fase 3) e um por cento está em emergência alimentar (fase 4), lê-se na nota.
“Considerando a imprevisibilidade dos fatores que vêm condicionando o acesso económico aos alimentos por parte das famílias, o Governo continuou a implementar medidas de mitigação e mobilizar apoios dos parceiros internacionais. Neste contexto, o Governo, no âmbito dos Acordos de Cooperação, recebeu do Governo da República Popular da China uma ajuda alimentar de 1.042 toneladas de arroz, para o reforço do abastecimento de PAPN, com a chegada prevista para o final do mês de maio do corrente ano”, lê-se ainda no documento.
Do donativo total, 302 toneladas de arroz serão entregues a lares de idosos, 340 toneladas a hospitais e centros de saúde, e 400 a organizações da sociedade civil e instituições de cariz social.
A distribuição destes víveres será assegurada pela Direção Geral de Inclusão Social, em articulação com o Secretariado Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, mediante critérios e procedimentos aprovados pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, segundo a mesma fonte.
-0- PANA CS/DD 22maio2022