Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde destrói tabaco de contrabando proveniente do Senegal

Praia- Cabo Verde (PANA) -- As autoridades cabo-verdianas vão queimar terça-feira quase cinco mil maços de cigarros contrabandeados a partir do Senegal, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte ligada ao processo.
O produto, calculado em mais de um milhão de escudos (cerca 11 mil euros), foi apreendido no porto e no aeroporto da Praia, com proveniência do Senegal, de onde foi importado de forma ilegal pelos contrabandistas.
A importação ilegal de cigarros vem causando elevados prejuízos à Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos (SCT), criada em Novembro de 1996 e transformada em Sociedade Anónima em 2006, e que até agora detém o monopólio da industrialização e comercialização desse produto no arquipélago.
Em Outubro do ano passado, a SCT assinou uma acordo de parceria com a Polícia Fiscal visando travar uma luta mais efectiva contra o tráfego e contrabando de cigarro, o que também contribui para minimizar a fuga aos impostos alfandegários por parte dos indivíduos que praticam esta actividade ilegal.