Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde desmente novos casos de gripe A

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Ministério da Saúde de Cabo Verde desmentiu o registo de cinco novos casos de gripe A no país, contrariando as informações publicadas nos últimos dias pela imprensa nacional e estrangeira, soube a PANA terça-feira na Praia de fonte oficial.
Num comunicado de imprensa, o Ministério da Saúde esclareceu que até esta data foram confirmados apenas três casos de gripe A (H1N1) em Cabo Verde, como consta do site da Organização Mundial da Saúde (http://www.
who.
org/).
Adianta que, confrontado com esta situação delicada, contactou os órgãos de comunicação social para a correcção das notícias, mas nem todos o fizeram.
Segundo a directora-geral da Saúde, Jaqueline Pereira, foram investigados em Cabo Verde 13 casos, dos quais três positivos, sete negativos e três a aguardar o resultado das análises do Instituto Pasteur em Dakar (Senegal).
As autoridades sanitárias garantem também que os números actualizados sobre casos confirmados serão disponibilizados nos sites oficiais do Ministério da Saúde (http://www.
minsaude.
gov.
cv/) e da OMS.
Os três únicos casos de gripe A foram registados no município de Santa Catarina, na ilha de Santiago, em três irmãs com idades entre os três e os 10 anos, duas das quais terão sido contaminadas por uma delas chegada recentemente dos Estados Unidos da América.
Os resultados das análises referentes a outras cinco pessoas que estiveram em contacto com as crianças infectadas, mas que estão fora de perigo, revelaram-se negativos.
O Ministério da Saúde de Cabo Verde garante que existe no país reserva de antivirais para assistir mais de mil pacientes que possam ser contaminados pelo vírus H1N1.