Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde descobre mais 2 casos de gripe A

Praia- Cabo Verde (PANA) -- As autoridades sanitárias cabo-verdianas anunciaram, sexta-feira, a descoberta de mais dois casos de gripe A (H1N1) no arquipélago, elevando para seis o número de pessoas infectadas pelo vírus, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo a fonte, amostras enviadas ao Instituto Pasteur de Dakar (Senegal) para confirmação da presença do vírus em duas pessoas provenientes da Espanha e de Portugal revelaram-se positivas.
Fontes do Ministério da Saúde indicaram que até ao momento já foram investigados 30 casos suspeitos de gripe A em Cabo Verde, dos quais seis foram confirmados pelos testes laboratoriais feitos no Instituto Pasteur na capital senegalesa, uma vez que no arquipélago carece de meios para detectar a presença do vírus H1N1.
Entretanto, as autoridades sanitárias aguardam neste momento pelos resultados das amostras referentes a mais cinco casos suspeitos.
De igual modo, está por confirmar um caso suspeito duma criança austríaca de 9 anos que chegou esta semana à ilha do Sal com sintomas semelhantes aos da gripe A e foi colocada em quarentena na residência da sua família.
Os primeiros casos confirmados de gripe A em Cabo Verde foram registados a 22 de Junho passado em três crianças da mesma família no município de Santa Catarina, na ilha de Santiago.
Tudo indica que uma das crianças, que tinha regressado poucos dias antes dos Estados Unidos, contaminou as outras duas.