Cabo Verde desce uma posição no ‘ranking’ da FIFA
Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção cabo-verdiana de futebol desceu uma posição no ranking da Federação Internaciinal de Futebol (FIFA), atualizado quinta-feira última, 23 de junho corrente, passando a ocupar o 72.º posto a nível mundial, com 1.332,96 pontos, apurou a PANA de fonte segura.
A nível do continente africano, Cabo Verde subiu para o 13.º lugar, numa lista liderada pelo Senegal, atual campeão, e integrada por Marrocos e pela Tunísia.
Por outro lado, passa a ser a terceira seleção da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), suplantada pelo Brasil (1.º), pelo Portugal (9.º), e mantém-se à frente da Guiné-Equatorial (98.º), da Guiné-Bissau (115.º), de Moçambique (118,º), de Angola (122.º), São Tomé e Príncipe (187.º) e Timor Leste (199.º).
De acordo com analistas, esta descida dos “Tubarões Azuis” (seleção nacional de futebol de Cabo Verde) no ranking da FIFA deve ter contribuído para a derrota com o Burkina Faso (0-2) no jogo de estreia do Grupo B das eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2023, disputado a 03 de junho corrente.
No entanto, três dias depois, Cabo Verde venceu o Togo por 2-0 em partida a contar para a segunda jornada de qualificação para a fase final da prova que se disputa em 2023 na Cote d’Ivoire.
Agora Cabo Verde só volta a jogar a 19 de setembro com o Eswatini, a quarta equipa que integra o Grupo B.
Se, até lá o Estádio Nacional ou o “Adérito Sena”, de São Vicente, já estiverem em condições de ser certificados pela Confederação Africana de Futebol (CAF), o jogo poderá acontecer em casa.
Caso contrário, os “Tubarões Azuis” (seleção nacional de futebol de Cabo Verde) terão de procurar mais uma “casa emprestada”, como aconteceu nesta duas jornadas de qualificação decorridas em junho corrente em Marrocos.
-0- PANA CS/DD 24junho2022