Cabo Verde defronta Marrocos em amistoso de futebol em Rabat
Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção cabo-verdiana de futebol defronta, a 12 do corrente em Rabat, capital marroquina, a sua similar local, meio-finalista do Mundial de Qatar 2022, apurou a PANA, esta terça-feira, de fonte segura.
Trata-se de um jogo que marca o início dos trabalhos de preparação dos chamados “Tubarões Azuis” (seleção cabo-verdiana de futebol) para a receção, na cidade da Praia, da seleção do Burkina Faso, a 18 do corrente, em partida a contar para quinta jornada do Grupo B, de qualificação para o CAN 2023.
Segundo adiantou o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, o jogo Marrocos – Cabo Verde partiu de um convite feito pela congénere marroquina.
De acordo com o plano federativo, terminado o amistoso com os marroquinos, a comitiva da seleção de Cabo Verde regressa ao país para continuar os trabalhos de preparação para o jogo contra o Burkina Faso no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe.
O derby, que inclusive poderá ditar o apuramento de Cabo Verde para o CAN de 2024 a ocorrer na Côte d’Ivoire.
Cabo Verde ocupa a segunda posição do grupo B de qualificação para o CAN 2023, com sete pontos, enquanto o Burkina Faso lidera com 10 pontos e já qualificado para a fase final da prova.
O Eswatini com três pontos e Togo com dois ocupam o terceiro e o quarto lugares, respetivamente.
De acordo com o regulamento, qualificam-se para a fase final do CAN 2023, previsto para janeiro de 2024, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
A fase final da edição 2023 do CAN deve contar com a participação de 24 seleções africanas.
Cabo Verde luta pela sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, em 2015, na Guiné Equatorial, e, em 2021, nos Camarões.
-0- PANA CS/DD 09maio2023