Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde defende mecanismos inovadores para desenvolvimento de África

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, disse em Casablanca que o seu país espera do Fórum sobre Desenvolvimento em África, a decorrer até 15 de outubro nesta cidade marroquina, venha a contribuir para a identificação de "mecanismos inovadores" de financiamento para o desenvolvimento do continente, soube a PANA de fonte oficial.

Falando à imprensa segunda-feira à sua chegada ao aeroporto internacional de Casablanca, José Maria Neves precisou que África precisa mobilizar mais recursos, sobretudo recursos africanos, das grandes empresas e da diáspora.

Segundo ele, África é “um grande continente com grandes potencialidades e muitas riquezas para financiar o seu próprio desenvolvimento".

O chefe do Governo cabo-verdiano destacou também o “importante papel” que Marrocos tem no contexto global de desenvolvimento de África.

“Marrocos tem um papel muito importante para o desenvolvimento de África e espero que possamos refletir sobre as melhores formas de cooperarmos para o desenvolvimento do nosso continente”, sublinhou, acrescentando que espera que Marrocos possa "trabalhar com todos os outros países africanos nesta nova fase de desenvolvimento do continente”.

José Maria Neves participa na nona edição do Fórum sobre Desenvolvimento em África, coorganizado pela Comissão Económica para África das Nações Unidas (UNECA).

O chefe do Governo cabo-verdiano foi, a par dos Presidentes do Senegal, Macky Sal, e da Côte d’Ivoire, Alassane Ouatara, um dos três convidados a intervir segunda-feira na cerimónia de abertura do fórum.

Mais de 700 participantes, entre chefes de Estado e de Governo, ministros, empresários e outras figuras de destaque, nomeadamente académicos e representantes de instituições internacionais, estão a participar no encontro.

-0- PANA CS/TON 14out2014