Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde debate microgeração de energia através de fontes renováveis

Praia, Cabo Verde (PANA) - A cidade da Praia é palco, esta sexta-feira, de um ateliê sobre microgeração de energia através de fontes renováveis, com o objetivo de discutir as ideias e propostas sobre a questão e recolher sugestões das partes interessadas por implementar este sistema em Cabo Verde.

Os sistemas de microgeração permitem a produção descentralizada de energia em pequena escala pelos próprios consumidores, sejam eles particulares ou empresas. O excedente da produção é posteriormente vendido à empresa de distribuição de energia, mediante a celebração de um contrato de venda, o que possibilita um retorno ao proprietário.

Conforme recorda uma fonte ligada a este projeto que o Governo pretende implementar, hoje em dia qualquer pessoa pode gerar uma pequena parte de energia elétrica em sua casa a partir de fontes renováveis e vender a quantidade de que não necessita.

Esta produção é conseguida através de painéis solares fotovoltaicos, aerogeradores, caldeiras de biomassa ou microturbinas, entre outros.

Neste encontro, promovido pela Direção Geral da Energia (DGE), vão ser apresentados temas relacionados com o contexto da microgeração em Cabo Verde (análise da legislação atual e principais constrangimentos) e ao financiamento, incentivos, operacionalização, manutenção e questões tecnológicas.

Para além de estar já a trabalhar com a Agência de Regulação Económica (ARE) e a Empresa de Eletricidade e Água (Electra), o Governo está também a sensibilizar as instituições financeiras no sentido de facilitação do crédito com juros baixos, de modo a que a implementação deste projeto seja feita em todas as ilhas do arquipélago.

“As crescentes dificuldades de previsão e antecipação aos movimentos de preços relacionados com os custos energéticos, mas sobretudo as evoluções tecnológicas que no dia-a-dia nos são oferecidas, são desafios aos quais o Governo, as empresas e as famílias não podem ficar indiferentes”, salienta a fonte da DGE.

O Governo acredita que para diminuir a dependência de Cabo Verde das energias fósseis, os projetos de microgeração terão um peso significativo no país.

Neste momento, o arquipélago já possui uma taxa de 25 porcento de produção de energia através fontes renováveis (eólica e solar).

-0- PANA CS/IZ 06dez2013