Cabo Verde dá "pulo gigante" em termos de investimentos
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde deu, de 2015 para 2019, "um pulo de gigante” em termos de mobilização e aprovação de investimentos, declarou a presidente da agência cabo-verdiana de promoção do investimento e exportação (Cabo Verde TradeInvest), Ana Lima Barber.
Em entrevista à Inforpress, quarta-feira última, Barber disse que, em 2015, foram aprovados dois projetos e que, em 2016, quatro.
"Em 2017, quando começamos com a Cabo Verde TradeInvest, foram aprovados 27 projetos, ou seja 350 por cento acima dos que encontramos. Atraímos, em termos de valores, 602 milhões de euros, ou seja 253 por cento acima dos que encontramos. Em 2018, aprovamos 42 projetos e, em 2019, foram 46”, enumerou.
Ana Lima Barber realçou o trabalho de equipa e todo engajamento da organização no trabalho de promoção, no sentido de atrair mais investimentos para o país com repercussão na criação dos postos de trabalho e na dinamização económica.
“Isto significa que há aqui, neste preciso momento, muito mais celeridade na aprovação”, disse, apontando para “várias reformas em curso” e uma “visão do Governo de proteger e dar todas as condições” ao setor privado.
No que se refere à origem do capital dos projetos aprovados, Ana Lima Barber destacou o facto de os nacionais começarem já “a ganhar outro dinamismo, fruto dos incentivos do Governo”.
Garantiu que, neste momento, se encontra no país “um ambiente de negócios amigo dos investidores”.
Segundo ela, há todo um trabalho no sentido de “empoderar o investir nacional”, não só pela via do acesso ao financiamento, mas também promovendo parceiras e acesso a experiências novas.
O Governo de Cabo Verde prevê autorizar 74 projetos sociais em 2020, para um investimento de mil e 600 milhões de euros, segundo a CV Trade Invest.
Os 47 projetos dizem respeito aos setores da agropecuária, da indústria, da saúde e do turismo, conforme dados divulgados pela mesma fonte,
Os empreendimentos a serem aprovados em 2020 vão permitir criar três mil 654 postos de trabalho, em sete ilhas do arquipélago cabo-verdiano.
Relativamente aos setores contemplados, o turismo é o mais consistente por reunir 31 projetos.
No total dos projetos que a CV TradeInvest estima aprovar m 2020, novamente a maior incidência vai ser no turismo (56), mas também nas áreas da indústria (11), da saúde (3), das tecnologias de Informação e Comunicação (1), dos serviços (1) e da Indústria Criativa (2).
“Serão mais de mil 600 mil milhões de euros em investimento que representarão a criação de oito mil 426 postos de trabalho”, avançou a agência cabo-verdiana.
Para 2020, a CV TradeInvest avançou que está prevista a atualização do Balcão Único de Investimento (BUI), um portal de tramitação digital de todos os processos de investimento, tornando-se mais transparente, rápido e efetivo para todos projetos de investimentos, de pequena, média e grande dimensão.
A Cabo Verde TradeInvest aprovou, em 2019, um total de 46 projetos, dos quais 33 estão em obras, criando mais de 3.400 postos de trabalho, conforme os mesmos dados.
Nestes 46 projetos aprovados, foram investidos 480 milhões de euros, de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA CS/DD 13fev2020