Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cria sistema de telecompensação de cheques

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde passa a contar, a partir de agora, com um sistema de telecompensação de cheques que introduz “maior eficácia e eficiência” aos pagamentos através dos bancos no arquipélago, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte bancária.

De acordo com uma nota do Banco de Cabo Verde (BCV), entidade reguladora do setor bancário, este sistema baseia-se numa única liquidação financeira a nível nacional e na circulação interbancária de imagem de cheques.

O BCV garante ainda que, na ausência da troca física de documentos, o novo sistema oferece, como uma das “grandes vantagens” para os clientes do sistema bancário a disponibilização dos fundos aos respetivos beneficiários, em todas as ilhas, no dia útil seguinte ao da apresentação dos cheques para pagamento, independentemente da agência/balcão de apresentação.

A devolução ocorre no final do dia útil seguinte, em caso de insuficiência de fundos ou de outro motivo que não permita a finalização do pagamento, esclarece a nota do banco central.

O sistema de telecompensação de cheques dirige-se a todas as instituições de crédito autorizadas a exercer a sua atividade em Cabo Verde, ao Tesouro e ao BCV, na qualidade de participante e agente de liquidação financeira.

O mesmo acontece em relação ao Sistema Interbancário de Pagamento (SISP), enquanto entidade processadora do serviço de compensação e prestadora do serviço de comunicação necessários ao funcionamento do sistema.

-0- PANA CS/IZ 10ago2014