Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cria empresa de logística no setor do agronegócio

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde vai investir na criação de uma empresa de logística, com sede na cidade da Praia, para unificar o mercado emergente do agronegócio no país, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

O anúncio foi feito pela ministra cabo-verdiana do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, à margem dum seminário decorrido sob o lema "Os Desafios do Agronegócio em Cabo Verde", promovido pela WinResources (empresa portuguesa) .

Ela explicou que a criação da empresa o Governo pretende solucionar a questão de escala e da colocação dos produtos nos mercados turísticos, um setor que está em franco crescimento, no tradicional, "pese embora consuma apenas 50 por cento", e também nos países que acolhem a diáspora cabo-verdiana.

"A empresa de logística vai permitir unificar o mercado, organizar e fazer com que os agricultores vejam a agricultura como uma espécie de contrato com os investidores", frisou

A ministra cabo-verdiana destacou as potencialidades de um setor que vai beneficiar diretamente da Agenda Verde definida pelo Governo cabo-verdiano, e que prevê a construção de 17 barragens e mais de meia centena de diques e uma centena de perfurações para mobilizar água, sobretudo a das chuvas.

A governanta reconheceu, entretanto, que apesar das potencialidades enormes existentes no agronegócio, o setor ainda enfrenta enormes desafios.

“Estamos a tentar ultrapassar o grande desafio que é a mobilização de água, fator principal, mas há ainda constrangimentos transversais, como o acesso ao financiamento, o transporte inter-ilhas, a planificação dos mercados e a liderança do setor privado para que possam entrar nas fileiras e agregar valor à produção", enumerou.

Neste sentido ela apontou a necessidade de se desenvolver o associativismo e o cooperativismo em Cabo Verde, “para que a agricultura seja mais competitiva".

Para Eva Ortet é preciso também "que o setor privado tome a liderança a jusante da produção", sublinhando que se trata lá da intervenção das empresas privadas nacionais e estrangeiras.

-0- PANA CS/DD 15mar2013