Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cria Balcão Único para acelerar investimento externo

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde vai criar, a partir de janeiro próximo, um Balcão Único para aprovar os projetos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) com a tomada de decisão num prazo máximo de 45 dias, apurou a PANA sexta-feira de fonte autorizada.

A medida foi anunciada pelo presidente da Cabo Verde Investimentos, José Duarte, que se encontra nos Estados Unidos onde participou num encontro, em Boston, de empresários norte-americanos e cabo-verdianos na presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

"Cabo Verde tem perdido muito dinheiro e é inadmissível que se demore meses, e até anos, para aprovar um projeto de investimento", admitiu José Duarte, citado pela Rádio de Cabo Verde.

Os empresários estrangeiros consideram este problema o principal entrave ao IDE, que Governo decidiu resolver com a instauração, a partir de janeiro de 2014, do Balcão Único.

"Os projetos de investimento estrangeiro terão uma decisão num prazo máximo de 45 dias, entrando e saindo através da Cabo Verde Investimentos, sem as muitas capelinhas que hoje existem", garantiu José Duarte.

Explicou que o Balcão Único não será físico, mas irá basear-se numa plataforma virtual que permitirá a análise dos projetos em tempo recorde.

Segundo o relatório “Riscos em África 2013”, da consultora francesa StrategiCo, Cabo Verde é um dos mais atraentes destinos para o IDE em África, estando entre os 12 países que mais “sobressaem” nesta matéria.

-0- PANA CS/IZ 04out2013