Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cria Alta Curadoria para gerir Património da Humanidade

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde acaba de criar uma Alta Curadoria, entidade que vai coordenar as intervenções para melhorar a qualidade e a gestão da Cidade Velha, o único sítio histórico do arquipélago com estatuto de Património da Humanidade, apurou a PANA terça-feira, na cidade da Praia de fonte oficial.

A Alta Curadoria, um órgão com competência política e técnica na gestão do sítio Património da Humanidade, é presidida pelo ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, e integra o ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, que representa a Comissão Nacional para a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o presidente da Câmara velha Velha.

A entidade, empossada terça-feira pelo primeiro-ministro José Maria Neves, é integrada ainda por um representante do Instituto de Investigação e Património Culturais e mais quatro personalidades que moram no sítio histórico.

Na ocasião, o ministro da Cultura reconheceu o estado degradação em que se encontram onde/ alguns monumentos locais, como os fortes de São Veríssimo e Santo António, soterrados e transformados, literalmente, em chiqueiros, e com falta de saneamento.
“Por isso, há um trabalho forte a ser feito" para que a Cidade Velha não venha a perder o estatuto de Património da Humanidade que lhe foi atribuído pela UNESCO em 2009.
Neste sentido, ele garantiu que o Governo tem previsto, para o próximo ano, uma série de intervenções para melhorar a qualidade e a gestão do sítio histórico.

Também o primeiro-ministro, José Maria Neves, reconheceu que a Cidade Velha poderia estar melhor em termos de cuidados e de empenhos, mas ele mostrou-se confiante de que a Alta Curadoria para o sítio Património da Humanidade irá dar sustentabilidade ao estatuto que a urbe ostenta, sublinha internamente.

"Há sempre uma réstia de angústia em relação a esta cidade de que tanto se fala. Não nos revemos no estado em que se encontra a Cidade Velha neste momento. Algo nos diz que, em termos de cuidados e de empenhos, podemos fazer mais e melhor e sem complacência para com a mediocridade”, precisou.

O chefe do Executivo cabo-verdiano desafiou a Alta Curadoria a inserir o Património da Humanidade na agenda de desenvolvimento, através de iniciativas nas áreas da educação, da capacitação, do conhecimento, do ciências históricas, do turismo cultural, entre outras.

A Cidade Velha, localizada a 15 quilômetros a oeste da Praia, constitui-se na primeira cidade construída pelos europeus (portugueses) nos trópicos e na primeira capital do arquipélago.
Denominada como Ribeira Grande, a urbe, que com o início dos descobrimentos e viria a desempenhar um papel importante no tráfego negreiro, foi classificada a 10 de junho de 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Devido à sua história, manifestada por um valioso património arquitetónico, a 26 de junho do mesmo ano, foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

-0- PANA/IZ CS07nov2012