Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde continua sem atualizar dados sobre covid-19 por falta de reagentes

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde continua sem poder atualizar os dados referentes à evolução da pandemia da covid-19, devido à degradação, desde o início da semana em curso, dos reagentes disponíveis no único laboratório de virologia existente, no país,  apurou a PANA quarta-feira, na cidade da Praia.

Em conferência de imprensa, na capital cabo-verdiana, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, garantiu que novos materiais, incluindo reagentes, estão para chegar ao país, dentro de dois ou três dias.

A responsável sanitária não especificou a origem do lote de testes com problemas, mas confirmou que não a divulgação dos resultados dos testes do novo coronavírus parte de reagentes deteriorados, que não permitiram ter a certeza se os mesmos eram negativos ou positivos.

“Os resultados dos testes PCR não foram liberados, nem ontem (terca-feira) nem hoje (quarta-feira), porque o laboratório detetou reagentes deteriorados. Por questões de segurança vamos ter de aguardar até chegarem novos testes, para confirmar os resultados”, precisou.

A presidente do INPS garante que já foram adquiridos mais reagentes, testes e equipamentos PCR que vão reforçar, dentro de três ou quatro dias, a capacidade laboratorial.

“Acreditamos que em 48/72 horas podemos retomar as atividades, assim que chegarem novos testes”, prevê.

Neste momento, estão perto de 300 amostras a aguardar exames, número que se prevê aumentar até à retomada das atividades laboratoriais. Maria da Luz Lima diz, entretanto, que é preferível um acúmulo de testes a colocar em causa a segurança dos resultados.

Na mesma conferência de imprensa, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças indicou que, nos últimos dois dias, foram realizados 1.983 testes rápidos, nos bairros da Cidade da Praia, que resultaram em 32 positivos.

Jorge Barreto disse que esses dados foram disponibilizados pelo Serviço de Vigilância de Ministério da Saúde, na sequência do rastreio de anticorpos nas comunidades.

Ele esclareceu que foram recolhidas amostras de secreções respiratórias das pessoas testadas positivos para fazer o PCR-2 (Teste para deteção de coronavírus).

No entanto, Jorge Barreto advertiu que o facto de o resultado ter sido negativo num teste rápido para pesquisa de anticorpos do novo coronavírus não quer dizer que a pessoa está livre de infeção ou que está protegida.

“O resultado nos diz que naquele momento não foram identificados os anticorpos para esse vírus, por isso as pessoas devem manter as medidas de prevenção porque não sabemos se poderá estar no início da infeção, que pode ser assintomática, ou se ainda não teve a infeção”, esclareceu.

Tendo em conta que  há três dias que não são realizados testes, Cabo Verde continua a registar um total de 390 casos confirmados, conforme os últimos dados revelados segunda-feira,25, em testes respeitantes a amostras de domingo,24.

Desse total de casos acumulados, 155 doentes já recuperaram e há ainda o registo de quatro óbitos. Enquanto isso, 347 pessoas estão em quarentena, a maioria na Cidade da Praia, que é neste momento o epicentro da pandemia, em Cabo Verde.

-0- PANA CS/IZ