Cabo Verde contabiliza mais sete casos de covid-19
Praia Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou mais sete casos de covid-19, todos na cidade da Praia, o novo epicentro da pandemia, no arquipélago, que totaliza 356 casos confirmados, apurou a PANA quinta-feira de fonte oficial.
De acordo com os dados do comunicado diário sobre a pandemia, emitido pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), de 152 amostras analisadas no Laboratório de Virologia, 108 eram da Praia com 101 resultados negativos e oito de doentes em seguimento.
Foram ainda analisadas três amostras do concelho de Tarrafal, uma de São Lourenço dos Órgãos, uma de São Domingos, quatro de Santa Cruz e uma do Hospital Regional de Santiago Norte e que todas elas testaram negativo.
Da ilha de Boa Vista foram analisadas 26 amostras, cujos resultados foram também negativos, refere o documento do MSS, notando que duas das amostras são referentes a dois casos ainda em seguimento na ilha e outras quatro estão ainda pendentes.
Com esses resultados de controlo negativos, a ilha fica sem casos ativos.
O MSSS indica ainda que foram realizados quatro exames de controlo de doentes em seguimento, no concelho da Praia, cujo resultado se manteve inalterado.
A pandemia da covid-19 agora afeta apenas a ilha de Santigo, uma vez que a Boa Vista já não tem casos ativos do novo coronavírus.
Neste momento, Cabo Verde tem 95 pacientes recuperados, num universo de 356 testados positivos, depois de 10 altas médicas.
Na habitual conferência de imprensa para atualizar os dados da covid-19, o diretor nacional da saúde, Artur Correia, afirmou que, com as oito altas aos pacientes da ilha de Santiago, o município da Praia totaliza 39 curas, a Boa Vista faz o pleno nos 56 e São Vicente três.
Artur Correia destacou o facto de a ilha da Boa Vista ter ficado sem qualquer caso confirmado, considerando ser “um dia bom para Cabo Verde em relação à prevenção e controlo da covid-19”.
“Os resultados de hoje são muito animadores”, com um conjunto de outros indicadores que dão conta de que os casos estão a diminuir, destacou.
Neste sentido, ele realçou que o país registou dois casos suspeito, dos quais um no concelho do Tarrafal e outro em Santa Cruz, todos no interior da ilha de Santiago.
O responsável, assinalou, entretanto, que houve uma diminuição de sete no números de casos confirmados, todos do concelho da Praia, sendo um diagnosticado, a partir de um caso suspeito do Hospital Agostinho Neto, e seis no seguimento dos contactos com pessoas infetadas.
Em relação aos internados, Artur Correia avançou o registo da diminuição com um total de 256, verificado no município da Praia, manifestando, por outro lado, a sua satisfação pela diminuição das pessoas em quarentena em todos os concelhos.
O município da Praia representa 81 por cento dos casos testados, sendo a ilha de Santiago a única com casos ativos, com a faixa etária 20/40 anos a superar os 51 por cento das pessoas infetadas a nível nacional.
Com mais sete casos positivos divulgados quinta-feira, no município da Praia, Cabo Verde passa a ter um total de 356 casos acumulados de covid-19, desde o início da pandemia, em março último.
Estão distribuídos pelas ilhas de Santiago (297, sendo 289 na Praia, dois no Tarrafal, quatro e São Domingos e dois em Santa Cruz), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).
Estes casos incluem 95 recuperações e três mortes, das quais um cidadão inglês, na ilha da Boa Vista, e dois cabo-verdianos, na Cidade da Praia, totalizando o país atualmente 266 casos ativos.
-0- PANA CS/IZ 21maio2020