Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde conta com terceira operadora de telecomunicações

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo TLC é o nome da nova empresa do sector das telecomunicações em Cabo Verde, a terceira a instalar-se no arquipélago e que se propõe operar em pé de igualdade com as já existentes, a CV Telecom e a T+ (T Mais), apurou a PANA segunda-feira de fonte da operadora.
Segundo o promotor e director-geral da Cabo TLC, Giuseppe Dell'Orto, a nova operadora, a primeira com sede na ilha de São Vicente, vai instalar-se em todo o território nacional e empregar vários jovens cabo-verdianos.
A Cabo TLC apresenta-se como uma empresa que disponibiliza "soluções inteligentes para rentabilizar e flexibilizar as comunicações dos clientes, permitindo comunicar através do protocolo IP por uma ligação de banda larga já existente (ADSL), em vez das tradicionais linhas telefónicas".
Trata-se de um operador de telecomunicações VoIP, especialmente orientado para empresas que privilegiam "a redução de custos em telecomunicações, aproveitando a infraestrutura que já têm ou apostando em novas soluções flexíveis e rentáveis".
Segundo o ministro cabo-verdiano de Estado e das Infra-Estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa, que assistiu à apresentação da Cabo TLC, iniciativas como esta são "estratégicas para a transformação da economia de Cabo Verde", e fazem sentir que os objectivos do país estão a ser realizados.
O governante classificou como "marco importante" o aparecimento deste novo operador, decorrente da reforma e da liberalização em Cabo Verde das telecomunicações móveis.
De acordo com os mais recentes dados divulgados pela Agência Nacional de Comunicações (ANAC), o número de assinantes da telefonia móvel em Cabo Verde atingiu em 2009 a cifra de 350 mil, contra apenas 14 mil da Internet.
O responsável governamental pelo sector das telecomunicações acredita que também o acesso à Internet vai disparar nos próximos anos em Cabo Verde, quando as tecnologias de informação chegarem, nomeadamente, a todas as escolas de todos os níveis de ensino do arquipélago.