Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde conquista primeira vitória no Mundial de Basquetebol

Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção nacional de Cabo Verde conquistou, esta segunda-feira, a sua primeira vitória no Campeonato do  Mundo de Basquetebol, a vencer, no jogo da segunda jornada, a sua similar da Venezuela por 81 a 75, apurou a PANA de fonte segura.

No jogo inaugural da mais importante competição de basquetebol, que decorre no Japão, Indonésia e Filipinas, a seleção cabo-verdiana perdeu com a Geórgia por 86-60.

Na partida frente à Venezuela, que ocupa o 17° lugar do ranking,   

a seleção cabo-verdiana (32°) entroubem no jogo, e terminou o primeiro período a vencer por 24-23. No entanto a Venezuela respondeu bem no segundo tempo, terminando a primeira parte a ganhar por 33-46.

Contudo, os chamados Tubarões Azuis voltaram a vencer os dois outros períodos, o que ditou a  derrota dos venezuelanos.

Cabo Verde venceu o terceiro período por 26-20 e entrou para o último e decisivo quarto a perder por uma diferença de sete pontos (59-66), mas nos últimos derradeiros minutos da partida, as mais renhidas dos quatro períodos, os cabo-verdianos, comandada por Will Tavares, voltaram para a frente no marcador, por 22-9, terminando  a partida com uma vitória por 81-75.

Betinho Gomes foi o melhor marcador e MVP da partida, com 22 pontos, três ressaltos, uma assistência e 20% de eficiência.

Edy Tavares, que fez sete pontos, foi o jogador com mais ressaltos (14) e mais bloqueios (dois).

Will Tavares, com 20 pontos, três assistências e dois ressaltos, sendo a par de Betinho Gomes os dois melhores de Cabo Verde nesta partida.

O terceiro jogo neste que é sua a primeira participação num mundial da modalidade, a seleção de Cabo Verde, vai decorrer esta quarta-feira, 30, contra a Eslovénia, tida como a favorita a vencer o Grupo F da prova.

Cabo Verde, que é a mais pequena nação a estar num campeonato do mundo de basquetebol, qualificou-se a 26 de fevereiro deste ano para a fase final da prova, um evento desportivo que conta com a participação de seleções de 32 países dos todos os continentes.

O país figura como um dos cinco países africanos a representar o continente no Mundial2023, juntamente com Sudão do Sul, Cote d’Ivoire, Egito e Angola.

 

 

0 – PANA – CS – 28 ago 2023