Cabo Verde conquista duas medalhas de ouro e duas de prata no Mundial Special Olympic
Praia, Cabo Verde (PANA) – Os atletas que representam Cabo Verde no Campeonato do Mundo Special Olympic, que decorre em Abu Dhabi, conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata, o que coloca o país no quarto lugar na classificação geral desta competição da Organização Desportiva Internacional de pessoas com deficiência intelectual.
Na segunda-feira, o atleta cabo-verdiano António “Titio” Santos conquistou a medalha de ouro ao vencer a prova dos 200 metros, enquanto o seu compatriota Adérito Nunes se classificou na segunda posição nos 100 metros, arrebatando a medalha de prata.
Cabo Verde somou mais dois triunfos, terça-feira, quando António Santos voltou a ganhar ouro, desta feita nos 100 metros, ao passo que a atleta Tamires Rodrigues conquistou a medalha de prata, na distância dos 100 metros, em femininos, prova em que a também cabo-verdiana Marlene Levy ficou no quarto lugar.
Considerado o maior evento desportivo e humanitário para pessoas com deficiência, o Mundial da Special Olympics deste ano, que decorre de 14 a 21 deste mês, conta com o concurso de sete mil atletas, em representação de mais de 170 países para participar em 24 disciplinas desportivas olímpicas, sancionadas oficialmente.
A região de África está representada por 36 países participantes, com mais de 600 atletas a competirem nesta edição que conta com mais 14 novos Comités Fundadores do Movimento da Special Olympics.
Cabo Verde estreia-se este ano na competição, assim como Burundi, Tchad, Congo, Guiné Equatorial, Etiópia, Guiné-Bissau, Guiné-Conakry, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Moçambique, Níger e Sudão do Sul.
-0- PANA CS/IZ 20março2019