Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde confirma participação na cimeira de paz promovida pela Ucrania

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, aceitou o convite do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para participar num cimeira de paz, agendada para 15 e 16 de junho próximo na Suíça, apurou a PANA de fonte oficial.

“Conversei ao telefone hoje com o Presidente Ucraniano Volodymyr Zelensky. O Presidente Zelensky convidou-me a participar na Cimeira da Paz na Ucrânia, a ter lugar em 15 e 16 de junho (próximo) na Suíça. Aceitei o convite”, escreveu Ulisses Correia e Silva na sua página do Facebook.

A participação do chefe do Governo cabo-verdiano na cimeira sobre a fórmula da paz proposta por Kiev (Ucrânia) para a resolução do conflito com a Rússia, foi confirmada também por Volodymyr Zelensky, sublinhando que a “voz de África” é importante nesta matéria.

“Cabo Verde foi um dos primeiros países africanos a confirmar a presença na Cimeira da Paz”, frisou o chefe de Estado ucraniano, numa nota publicada no X (ex-twitter) sobre uma conversa com o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Zelensky agradeceu-lhe o apoio à fórmula de paz de Kiev e  “a sua posição de princípio relativamente à agressão russa.”

Os dois governantes discutiram “os esforços necessários para encorajar o maior número possível de países do continente [africano] a participarem na cimeira”, vincou Zelensky.

“A voz de África é importante quando se trata do apoio global a uma paz justa na Ucrânia”, acrescentou.

Numa outra nota no X, Zelensky frisou que o seu país continua a ‘maratona’ rumo à cimeira de paz que decorrerá na Suíça.

A Cimeira da Paz, segundo o Governo ucraniano, pretende fornecer uma plataforma de diálogo para discutir formas de alcançar uma paz abrangente, justa e duradoura para a Ucrânia, fundamentada no direito internacional e na Carta das Nações Unidas.

Além disso, pretende-se promover um entendimento comum sobre um possível quadro para alcançar este objetivo e estabelecer um roteiro sobre como envolver ambas as partes em conflito num futuro processo de paz.

-0- PANA CS/DD 09maio2024