Cabo Verde confirma casos de variante inglesa de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Autoridades sanitárias de Cabo Verde confirmaram, segunda-feira, dois casos da variante do vírus SARS-CoV-2 (covid-19), detetada no Reino Unido, entre 24 amostras enviadas para análise no Instituto Pasteur, em Dakar (Senegal), apurou a PANA de fonte segura
A confirmação da circulação da variante inglesa do novo coronavírus foi feita durante uma conferência de imprensa, na capital cabo-verdiana, pela presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima.
Nessa ocasião, Lima indicou que os dois casos confirmados são da ilha de Santiago, a maior e mais populosa do arquipélago.
"A confirmação da variante inglesa no país é preocupante, porque está associada a uma alta taxa de transmissibilidade, muito maior que o vírus original", sublinhou a responsável, prevendo o surgimento de mais casos graves e, eventualmente, mais óbitos no país.
"Neste sentido, é fundamental continuarmos a insistir na implementação forte de medidas preventivas, designadamente o distanciamento, o uso obrigatório de máscaras e a lavagem das mãos com água e sabão", insistiu.
A presidente do INSP acrescentou que, com a confirmação da variante inglesa, a comunicação de risco vai ser reforçada em todo o país nos próximos dias para a consciencialização da população.
"Contamos com a colaboração de todos para a implementação das medidas preventivas para que Cabo Verde possa, finalmente, controlar a pandemia da covid-19", acrescentou.
Por sua vez, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, disse que informações estatísticas disponíveis ainda não conseguem avaliar o impacto que esta variante poderá ter no país.
"Tendo em conta que é uma variante que tem demonstrado ter capacidade de transmissão maior, e de provocar casos muito mais graves, nós esperávamos que, por esta altura, tivéssemos muito mais casos em Cabo Verde", sublinhou Jorge Barreto, lembrando que a capacidade de diagnóstico no país não tem diminuído.
Entretanto, Cabo Verde registou, segunda-feira, 32 novos casos positivos de coronavírus, chegando a um total de 15 mil 432, desde 19 de março próximo.
Num comunicado, o Ministério da Saúde informou que foram analisadas 312 amostras, com a Praia a ser o concelho mais afetado, com 11 infetados.
Ainda na ilha de Santiago, foi registado um caso novo em Santa Cruz, enquanto os restantes estão em Ribeira Brava (oito) e Tarrafal (um), em São Nicolau, Sal (cinco), São Vicente (dois), Boa Vista (três) e Maio (um).
Desde domingo último que autoridades de saúde deram alta a mais 61 pessoas, chegando a 14 mil 875 casos curados, que representam 96,4 por cento do total de 15 mil 432 casos positivos acumulados no país desde 19 de março último.
Neste momento, Cabo verde tem 397 casos ativos (2,6 por cento), 147 óbitos, cinco mortes por outras causas e oito transferidos.
Na conferência de imprensa, o diretor nacional de Saúde indicou que as autoridades de saúde notificaram três casos suspeitos, 268 em quarentena à espera dos resultados dos inquéritos epidemiológicos.
Tambem relatou pessoas internadas em hospitais, três delas em estado mais grave.
-0- PANA CS/DD 01mar2021