Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde confirma caso importado de dengue

Praia, Cabo Verde (PANA) – O registo de um primeiro caso de dengue importado este ano em Cabo Verde, transportado por um viajante vindo num voo de um país africano, não especificado, foi confirmado este fim de semana pelo diretor-geral da Saúde do arquipélago.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o médico António Delgado, disse que, perante a confirmação de um caso dessa doença que não era registado em Cabo Verde desde 2011, os responsáveis pelo setor da saúde decidiram reunir-se de imediato para elaborar um plano de intervenção e de informação à população cabo-verdiana.

“Uma das primeiras ações é dar luta às zonas de potenciais viveiros de mosquitos e alertar a população no sentido de reforçarem a luta antivetorial de modo a reduzir os riscos de epidemia”, disse.

Cabo Verde foi fustigado por uma epidemia da dengue em 2009, tendo na altura sido registados 21 mil 383 casos suspeitos, no total, com 174 deles a evoluírem para a febre hemorrágica e seis óbitos.

De janeiro a junho de 2010, o país registou 305 casos da dengue, sendo os concelhos da Praia e de São Filipe, na ilha do Fogo, os mais afetados.

No entanto, desde 2011, as autoridades sanitárias não registaram mais nenhum caso de dengue no arquipélago.

-0- PANA CS/IZ 26maio2013