Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde confiante em beneficiar do aumento do capital do BAD

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde manifestou, segunda-feira, o desejo de que o aumento do capital do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em 125 por cento venha representar mais oportunidade de financiamento para o país.

Segundo o secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, os acionistas do BAD, entre os quais Cabo Verde, aprovaram quinta-feira, 31 de outubro, em Abidjan (Côte d’Ivoire) , o maior aumento de capital de sempre, elevando o capital social do banco de 90 para 208 mil milhões de dólares americanos.

Em conversa com os jornalistas, após presidir à abertura de um workshop de monitoramento e avaliação, Gilberto Barros, que representou Cabo Verde na reunião, salientou a importância desse aumento que vai fazer com que haja ainda mais financiamento por parte do BAD.

“Trata-se de um momento histórico não só para Cabo Verde como para o continente africano, porque isso representa um aumento de capital em 125 por cento, e todos os países vão ter acesso aos recursos. Isto foi um processo em que Cabo verde esteve fortemente engajado”, reforçou.

A reunião extraordinária dos governadores do BAD foi oportunidade para Gilberto Barros abordar com o presidente da instituição a questão do compacto lusófono.

A este propósito, ele indicou que, para já,  há uma equipa a trabalhar em Cabo Verde com as empresas privadas, no sentido de desenvolver os projetos para que, em 2020, possam sair os primeiros financiamentos.

O Banco Africano de Desenvolvimento, de que Cabo Verde é membro, é um dos principais parceiros de financiamento do país, tendo financiado desde 1977 até final de 2017 mais de 65 projetos, através de empréstimos e donativos, num valor estimado de 459,2 milhões de euros.

-0- PANA CS/IZ 05nov2019