Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde condena golpe de Estado no Mali

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde associou-se esta quinta-feira à comunidade internacional para condenar, com firmeza, o golpe de Estado no Mali, ocorrido quarta-feira à noite, e exigir a "reposição imediata da ordem institucional" no país, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

Através de um comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX), o Executivo cabo-verdiano recorda que Cabo Verde defende os princípios universais que regem a governação pelo Estado de direito democrático, nos quais se incluem o não recurso à força como forma de alternância do poder e a submissão dos militares ao poder civil.

Para as autoridades cabo-verdianas, "este golpe de Estado é tanto mais condenável porque vem interromper o processo eleitoral em curso no país, nomeadamente com a realização das eleições presidenciais, que estavam previstas para o dia 29 de abril próximo".

Neste sentido, o Governo cabo-verdiano exige a restauração da ordem constitucional e da paz ao Mali.

Um grupo de militares tomou o poder em Bamako na sequência duma insurreição por alegada falta de meios para combater os rebeldes tuaregues no norte do país.

-0- PANA CS/TON 23mar2012