Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde condena atentado contra Presidente guineense

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, repudiou a tentativa de assassinato do seu homólogo da Guiné Conakry, Alpha Condé, perpetrada terça-feira por homens armados contra a sua residência na capital, Conakry, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

Numa mensagem enviada quarta-feira ao seu homólogo guineense, Pedro Pires, em nome do povo cabo-verdiano e no seu próprio, diz condenar, com vigor, esse ato criminal perpetrado contra Alpha Condé, a quem testemunhou “a sua profunda solidariedade”.

Para o chefe de Estado cabo-verdiano, as conquistas que vêm sendo conseguidas pela Guiné-Conakry nos planos político e social têm permitido consolidar as instituições nacionais do Estado de Direito, num clima de estabilidade, de paz e de democracia na senda de um desenvolvimento sustentável.

Pedro Pires enalteceu, igualmente, a determinação de Alpha Condé nessa caminhada para alcançar os objetivos comuns que norteam todos os Africanos que desejam um futuro para África à altura das expetativas das suas populações.

O Presidente Alpha Condé, em função há sete meses, saiu ileso a 19 de julho de um ataque armado levado a cabo por militares contra a sua residência privada em Conakry, no decurso do qual um membro da Guarda Presidencial foi morto e dois outros ficaram feridos.

Pouco após o ataque, cujas motivações não foram ainda reveladas, o Presidente Alpha Condé apelou aos seus compatriotas "à calma e à vigilância".

O atentado contra o Presidente Alpha Condé foi condenado também pelo seu principal opositor, Cellou Dalein Diallo, derrotado nas últimas eleições de novembro passado, que deplorou o ataque e exigiu das autoridades "uma investigação apurada” sobre o caso.

-0- PANA CS/TON 22jul2011