Cabo Verde concede empréstimos bancários a empresas privadas
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde anunciou, terça-feira, ter aprovado dois vales no valor de 100.000.000 escudos (902.000 euros) cada, para garantir empréstimos bancários a duas empresas privadas no âmbito do plano de retoma da economia pós-covid-19, apurou a PANA de fonte segura.
Segundo despachos assinados pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, e que entraram em vigor no início de outubro corrente, as garantias dadas pelo Estado de cabo-verdiano a essas duas empresas inscrevem-se num plano lançado no início deste ano pelo Governo, em parceria com instituições financeiras nacionais.
O plano em apreço consiste no acesso a linhas de crédito com o intuito de estimular o financiamento às empresas e o apoio à tesouraria, e suprir as suas necessidades de liquidez, consolidando instrumentos de garantia parcial de crédito.
O primeiro desses vales relativo a um empréstimo bancário pedido pela empresa Caboplast, no valor de 100.000.000 escudos (902.000 euros), em que o Estado dá garantia sobre 50 por cento desse valor (50.000.000 escudos, ou seja, 451.000 euros).
Trata-se de uma empresa privada constituída em 1997 e que opera no ramo da produção e comercialização de materiais plásticos, sediada na Praia e presente em todo o arquipélago.
O despacho recorda que a Caboplast submeteu o pedido de empréstimo bancário no âmbito deste plano de retoma.
A empresa está em processo de expansão e remodelação do estabelecimento fabril e da sua atividade, pelo que pretende contrair um financiamento para a aquisição de equipamentos modernos, máquinas e construção de um novo hangar de produção, , justifica ainda o documento.
O referido investimentos que vão permitir o aumento da capacidade de produção em termos de reciclagem e reforçar a penetração das energias renováveis em 50 por cento.
No mesmo enquadramento e com a mesma argumentação, um outro despacho, que vigora também desde o início de outubro corrente, autoriza a Direção-Geral do Tesouro a emitir um aval do Estado para cobrir 50 por cento do empréstimo bancário também de 100.000.000 escudos (902.000 euros) pedido pela empresa privada Khym Negoce e que visa "apoiar a tesouraria, reforçar o estoque e o fundo de maneio para suportar investimentos.
A empresa Khym Negoce Lda. pertence a um grupo económico de Cabo Verde, que opera no setor da importação e comercialização, que constitui uma área estratégica e de elevada importância para a dinamização e o crescimento da economia.
O grupo tem, por sua vez, em curso vários projetos de investimentos estruturantes e de grande utilidade pública, justifica a resolução que autoriza o aval do Estado por 60 meses, em conformidade com o prazo de maturidade do empréstimo.
-0- PANA CS/DD 05out2022