Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção nacional de Cabo Verde de basquetebol venceu, domingo último, a sua congénere da Nigéria por 78-62, e terminou só com vitórias a primeira janela de qualificação para o Afrobasket’2025, apurou a PANA de fonte segura.
No jogo de estreia, realizado sexta-feira última, referente à primeira jornada, Cabo Verde venceu o Uganda por 78-73 e derrotou a Líbia (72-68), no dia seguinte, para segunda jornada desta competição.
Nesta fase de qualificação para a próxima edição da prova máxima do basquetebol africano, decorrido em Monastir, na Tunísia, Cabo Verde passou a liderar, isolado, o grupo B, com seis pontos, seguido da Líbia (cinco pontos), do Uganda (quatro pontos) e da Nigéria (três pontos).
Ao todo, 20 seleções, divididas por cinco grupos, estão na campanha de apuramento.
Após a fase de qualificação, as 16 melhores seleções avançam para o Afrobasket.
No entanto,a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) África ainda não deu a conhecer o país que irá acolher a maior competição do basquetebol a nível das seleções africanas.
A segunda janela da qualificação para a fase final da competição será em novembro próximo e a terceira, em fevereiro de 2025.
-0- PANA CS/DD 26fev2024