Cabo Verde com tendência decrescente de novos casos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Dados divulgados, sexta-feira pelas autoridades sanitárias cabo-verdianas deixam entender que o país regista, nos últimos dias, uma redução do número de novas infeções pelo novo coronavírus (covid-19), traduzida também pela redução de casos ativos que são agora de 2.306 em todas as ilhas, apurou a PANA de fonte segura.
O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Hernando Agudelo, admitiu, sexta-feira, que as restrições decididas pelo Governo estão a fazer efeito, traduzido no facto de o número de casos ativos de covid-19 no arquipélago ter caído 23 por cento, desde 07 de maio corrente, quando foi atingido o pico de 3.268 infetados,
Em declarações à imprensa na capital cabo-verdiana, Hernando Agudelo precisou que há duas semanas que o número de casos está em queda, após oito semanas de subida, até ao pico de 417 novos casos confirmados relatados a 05 de maio corrente e um máximo de 3.268 casos ativos em todo o país dois dias depois.
O mais recente comunicado emitido pelo Ministério da Saúde, indica que, desde quinta-feira foram analisadas 1.407 amostras nos laboratórios de virologia, das quais 135 deram resultados positivos para o novo coronavírus, numa taxa de positividade de 9,6 por cento, uma das mais baixas registadas nas ultimas semanas no arquipélago.
Estes dados são considerados “promissores”, uma vez que, segundo a mesma fonte, a descida no gráfico da evolução da covid-19 no país acontece numa altura em também aumenta o número de amostras analisadas pelos laboratórios de virologia.
O comunicado do Ministério da Saúde precisa que há mais 52 novos casos na ilha de Santiago, distribuídos pelos concelhos da Praia (20), Ribeira Grande, São Domingos e São Lourenço dos Órgãos com três cada, Santa Catarina (11), São Salvador do Mundo (cinco), São Miguel (dois) e Tarrafal (um).
Os restantes infetados foram reportados em São Vicente (31), Fogo (20), sendo 10 em São Filipe e um em Mosteiros, Maio (quatro), Boa Vista (dois), Sal (dois), Brava (seis), Ribeira Brava de São Nicolau (dois), Santo Antão (16), repartidos oito cada por Ribeira Grande e Porto Novo.
Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde cabo-verdianas registaram ainda mais uma morte provocada pela covid-19, na ilha de São Vicente, elevando para 254 o total de óbitos associados à doença no país desde o início da pandemia.
Em sentido contrário, mais 340 pessoas tiveram alta desde quinta-feira último , com o país a aumentar para 26.456 os casos considerados curados da infeção.
O arquipélago elevou para 29.033 os casos positivos acumulados desde 19 de março de 2020 em todas as ilhas.
-0- PANA CS/DD 22maio2021