Praia, Cabo Verde (PANA) – O aumento de preços em Cabo Verde, de 0,7 por centro, em novembro último, fez com que a taxa de inflação acumulada tenha subido para 8,0 por cento num ano, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com o mais recente Índice de Preços no Consumidor (IPC), elaborado pelo Instituto Nacioiinal de Estatísticas (INE), esta variação mensal, em outubro e setembro últimos, foi idêntica, em 0,4 por cento, tendo vindo a desacelerar, já que em setembro ficou 0,1 pontos percentuais abaixo do registado um mês antes, ou seja, 0,7 pontos abaixo do verificado em julho último.
"A taxa de variação homóloga do IPC total, em novembro de 2022, foi de 8,0 por cento, valor inferior em 0,2 pontos percentuais ao registado no mês anterior", lê-se num relatório do INE.
Ainda até novembro último, o IPC registou uma variação média nos últimos 12 meses de 7,8 por cento, valor superior em 0,3 pontos percentuais ao verificado em outubro.
Segundo as previsões do Governo cabo-verdiano, a escalada de preços em Cabo Verde deverá fechar em 2022 com um aumento médio global de quase oito por cento e reduzir para menos de metade no próximo ano.
Nos documentos de suporte à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2023, o Governo cabo-verdiano admite que "os níveis de preços deverão permanecer elevados, acelerando de 1,9 por cento em 2021 para 7,9 por cento em 2022", o valor mais alto em 25 anos.
-0- PANA CS/DD 16dez2022