Cabo Verde com sete casos de dengue confirmados e 58 suspeitos
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cinquente e oito casos de dengue e igual número de outros suspeitos foram registados em Cabo Verde segunda-feira, confirmou o Governo cabo-verdiano.
Desde de 2016 já não era diagnosticada no arquipélago, apurou a PANA de fonte segura
Em declarações à imprensa, a ministra cabo-verdiana da Saúde, Filomena Gonçalves, esclareceu que, até o momento, não há confirmação de que a causa de uma morte ocorrida no município de Santa Cruz, na ilha de Santiago, tenha sido causada pela dengue, uma vez que, frisou, os exames laboratoriais ainda estão a ser realizados para se confirmar ou não as suspeitas.
Na ocasião, a governante destacou a colaboração estreita que Cabo Verde tem tido com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Pasteur no Senegal no sentido de se dar resposta adequada a este novo surto da doença, lembrando que ela só será vencida se a população tomar medidas assertivas para evitar a sua propagação.
Esclareceu ainda que este surto da dengue não irá interferir no processo em curso que visa declarar Cabo Verde como um país livre do paludismo, embora, prosseguiu, a doença seja também transmitida pelo mesmo mosquito vetor.
O último surto de dengue no país aconteceu em 2016, com mais de 30 casos diagnosticados.
Antes, em 2009, houve um outro surto, com registos que apontaram para 21.383 casos suspeitos, com evolução de 174 para febre hemorrágica e seis óbitos.
De janeiro a junho de 2010, o país assinalou 305 casos de dengue, sendo os concelhos da Praia e São Filipe os mais afetados.
-0- PANA CS/DD 21novembro2023