Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, durante o segundo trimestre de 2020, uma diminuição de mais de 87 por cento de movimentações no setor do transporte (aéreo e marítimo), resultante dos efeitos da pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte segura.
Segundo um relatório divulgado, sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE-CV), durante este período, que coincidiu com a proclamação do estado de calamidade e de emergência, houve uma diminuição quase total (99,2 por cento) no tocante ao número de movimentos de passageiros nos aeroportos e aeródromos cabo-verdianos.
O mesmo poder-se-á dizer em relação às cargas movimentadas, atividade que registou uma redução de 75,8 por cento em toneladas.
Também, a nível dos correios movimentados, a quebra foi de 97,2, segundo os mesmos dados.
Já no setor marítimo, segundo o INE-CV, registou-se, no período em referencia, uma baixa na ordem dos 43,5 por cento, no tocante ao número de navios movimentados nos portos cabo-verdianos, bem como uma baixa de 83,2 por cento no número de passageiros movimentados nos mesmos portos.
A nível dos transportes terrestres, o INE-CV revela que houve uma diminuição de 43,3 por cento no concernente ao número de mercadorias movimentadas e uma diminuição de 73,1 por cento no número de passageiros transportados em autocarros e noutros veículos utilizados para o efeito.
-0- PANA CS/DD 05set2020