Cabo Verde com quatro novos casos de coronavírus e 113 no total
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde anunciou ter registado um cúmulo de 113 casos positivos de covid-19, depois de diagnosticar esta terça-feira mais quatro doentes com o novo coronavírus.
Em conferência de imprensa, para fazer o ponto da situação diário da pandemia, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, esclareceu que, para além dos quatro casos novos, há um outro doente cujo exame voltou a testar positivo.
O responsável sanitário avançou que existem 456 pessoas em quarentena, no país, com 305 no concelho da Praia, que considerou ser o “ponto quente” da situação da pandemia de covid-19, em Cabo Verde, com um total de 56 casos.
Segundo os resultados dos exames realizados terça-feira, 27, no laboratório de virologia, nas 83 amostras analisadas, 76 deram negativo, sendo 65 da Praia, 10 do Tarrafal e um de São Lourenço dos Órgãos, havendo ainda dois resultados pendentes.
Entre os casos confirmados, há quatro profissionais de saúde do Hospital Agostinho Neto, segundo o PCA desta instituição.
Jorge Noel Barreto disse que a juntar aos dois médicos, que já tinham sido divulgados, mais dois outros profissionais de saúde do Hospital Agostinho Neto, na Praia, estão infetados com o novo coronavírus.
Entretanto, ele garantiu que, logo após o diagnóstico, o maior hospital de Cabo Verde tomou todas as medidas de segurança e os profissionais foram colocados em isolamento.
O diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças disse também que foi feito um rastreio dos possíveis contactos e o hospital tomou medidas de mitigação, para reduzir ao máximo a exposição nos setores, mas garantindo os serviços mínimos.
Os 113 casos de covid-19 estão distribuídos pelas ilhas de Santiago (59), Boa Vista (53) e São Vicente (01).
Um destes casos, um turista inglês de 62 anos e o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março, acabou por morrer, na Boa Vista, enquanto outros dois doentes já foram dados como recuperados.
Todos os doentes covid-19 estão em isolamento e evoluem sem sintomas ou com sintomas ligeiros.
-0- PANA CS/IZ 29abril2020