Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com previsão de inflação de oito por cento em 2022, diz Governo

Praia, Cabo Verde (PANA) – A inflação no país poderá chegar aos oito por cento em 2022, ou seja, a mais elevada dos últimos 25 anos, devido ao impacto da escalada de preços provocada pela guerra na Ucrânia, apurou a PANA de fonte segura.

As previsões foram avançadas pelo secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, numa apresentação que antecedeu uma comunicação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Este último declarou a situação de emergência social e económica no país, devida aos impactos do conflito, nomeadamente no poder de compra nas famílias mais vulneráveis.

Os valores previstos pelo Governo são superiores aos do Banco de Cabo Verde (BCV), que, para o ano de 2022, prevê uma taxa média de inflação de 7,3 por cento.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a concretizar-se a taxa de inflação em 2022 de oito por cento, este será o valor mais alto dos últimos 25 anos, só superado pelos 8,7% em 1997.

De acordo com o Ministério das Finanças, no primeiro trimestre deste ano, a taxa de inflação no país atingiu 3,8 por cento, o valor mais alto em praticamente 11 anos, face à taxa nula no mesmo período de 2021.

Quanto ao crescimento económico, em 2021, o Governo cabo-verdiano admite que possa ter crescido 6,5, impulsionada pela retoma da procura turística, mas reviu este crescimento em baixa para os quatro por cento, devido às consequências económicas da invasão russa da Ucrânia.

Na última semana, o BCV anunciou a revisão em baixa e uma moderação do crescimento económico para 2022 no intervalo de 3,5 por cento a 4,5 por cento, justificada pelo conflito na Ucrânia e pela tensão geopolítica.

O país vive uma profunda crise económica, após uma recessão de quase 15 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, face à ausência de turismo provocada pela pandemia de covid-19, setor que garante 25 por cento do PIB e do emprego.

-0- PANA CS/DD 21junho2022