Cabo Verde com mais uma morte ligada à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, mais uma morte, o que aumenta para 51 o numero de óbitos, no dia em que o país registou também mais 71 novos casos de coronavírus, pi seja, um somatório de cinco mil 257 casos confirmados no arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial.
De acordo com um boletim epidemiológico, emitido domingo pelo Ministério da Saúde, a vítima mortal foi registada no concelho de Santa Catarina de Santiago.
A mesma fonte indica que, das 474 amostras analisadas nos laboratórios de virologia, o município da Praia contabilizou 57 novas infeções, Santa Catarina de Santiago duas, Santa Cruz também duas e mais uma, e São Domingos um.
Foram confirmados dois novos casos no município de São Filipe no Fogo, três em São Vicente e o mesmo numero no Sal.
Em Ribeira Grande de Santo Antão foi confirmado mais um novo caso.
No dia em que mais 18 doentes foram dados como recuperados, o país passou a contabilizar mais quatro mil 599 pacientes que já tiveram alta hospitalar.
Com a mais recente atualização dos dados, Cabo Verde regista 605 casos ativos de pessoas infetadas pela covid-19.
Ate à data, foram contabilizados também dois pacientes estrangeiros que já foram transferidos para seus respetivos países.
No dia em que se completaram seis meses desde o surgimento do primeiro caso da covid-19, a 19 de março último, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Segurança Pública (INPS) indicam que a faixa etária dos 20 a 30 anos tem sido a mais afetada com mil 446 casos, seguida da dos 30 a 40 com mil 101 testados positivos.
Já na faixa etária superior aos 90 anos, há um registo de menos casos, nada mais, nada menos que 18 acusados positivos, superando mesmo os 70 a 90 anos de idade, com 95 casos confirmados.
No total, há um equilíbrio entre os géneros infetados, com o sexo feminino a liderar ligeiramente com dois mil 589 confirmados, equivalentes a 50,36 por cento contra dois mil 552 do sexo masculino, iy seja, 49,64 por cento.
Apesar do número crescente de casos positivos, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, garante que as autoridades sanitárias têm sob controlo a situação da covid-19.
Isto porque, segundo ele, apesar de Cabo Verde estar a ser apontado como um dos países africanos com mais contaminação por habitantes, a pandemia não tem provocado o colapso no sistema de saúde do país.
-0- PANA CS/DD 21set2020