Cabo Verde com mais seis novos casos suspeitos de covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde anunciou segunda-feira seis novos casos suspeitos de Covid-19, na ilha de Santiago, depois de detetar mais dois casos positivos na ilha da Boa Vista.
Na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia, no país, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, detalhou que dos casos suspeitos quatro estão na Praia e dois, em Santa Catarina.
"Com o tempo, vamos ter mais casos suspeitos, porque estamos a correr atrás do vírus", disse, realçando que as autoridades de saúde têm feito "uma vigilância cada vez mais intensa" par impedir a propagação da epidemia no arquipélago.
Presente no encontro com os jornalistas, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, indicou que as duas pessoas detetados com covid-19, no domingo, na Boa Vista, sendo uma mulher de 24 anos e um homem de 33 anos, "estavam e estão num espaço destinado ao isolamento no serviço de saúde da ilha, desde os dias 7 e 8 de abril".
Arlindo do Rosário revelou ainda que das 28 amostras recolhidas, na Boa Vista, junto de trabalhadores do hotel Riu Karamboa, "há um caso que vai precisar de ser repetido porque a quantidade de material para amostra não era suficiente. As outras 25 amostras acusaram negativo".
Só na ilha de São Vicente, onde foi registado o primeiro exame positivo e também o único óbito por covid-19, em Cabo Verde, o laboratório de virologia já recebeu 181 amostras de trabalhadores.
"Vamos entrar num processo de análise e de divulgação de resultados, nos próximos dois ou três dias", revelou o diretor nacional de Saúde,
Ele aproveitou a oportunidade para chamar a atenção das pessoas saídas da quarentena, na Boa Vista, por haver informações de que há uma desobediência ao confinamento domiciliário, para que tenham responsabilidade, "porque está nas vossas mãos a saúde dos Cabo-verdianos".
Quanto ao primeiro caso do doente detetado, na Praia, que já foi testado negativo por duas vezes, Artur Correia explicou que "temos critérios de alta que estão a ser cumpridos e nenhum caso tem alta se não tiver dois testes negativos no espaço de 24 horas. Este senhor está em casa há uma semana".
Já no que respeita à filha, que foi o primeiro caso positivo da capital, e que esta também infetada, ela e um outro irmão já se encontravam em isolamento, quando o pai e a mãe ficaram também internados em espaço apropriado para o tratamento da doença, no hospital central da Praia.
Cabo Verde tem, até agora, um total de 10 casos confirmados de covid-19, sendo a Boa Vista ilha mais afetada com seis casos confirmados, seguida da de Santiago com três e São Vicente com um.
-0- PANA CS/IZ 14abril2020