Cabo Verde com mais dois mortos associados à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde contabilizou, nas últimas 24 horas, dois novos mortos associados à covid-19 (coronavírus), o que faz subir para 124 o total destes casos no país, apurou a PANA de fonte oficial.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no período em referencia, foram diagnosticados mais 33 casos positivos de coronavírus, elevando a 13 mil 414 o somatório, desde 19 de março último.
Num comunicado, o Ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 725 amostras, desde sexta-feira última, com o concelho da Praia, onde se situa a capital do país, a não confirmar nenhum caso - pela primeira vez em vários dias -, em 155 amostras testadas, mas contando com 205 casos ativos.
Contudo, na capital cabo-verdiana foi registado um morto por complicações associadas à covid-19, tal como em São Lourenço dos Órgãos, também na ilha de Santiago.
Ainda nessa ilha foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (cinco), Tarrafal (quatro) e São Lourenço dos Órgãos (um).
Na ilha de São Vicente, atualmente o principal foco da doença no arquipélago, foram confirmados 15 novos casos positivos em 211 amostras.
A ilha conta com 251 casos ativos, o que levou o Governo cabo-verdiano decretar a situação de calamidade nessa ilha, a única do país nesta situação, até 15 de fevereiro próximo.
Os restantes casos positivos assinalaram-se na ilha do Fogo (oito).
Nas últimas 24 horas, foram dados como curados da doença 56 indivíduos, o que eleva a 12 mil 646 o total destes casos.
Cabo Verde regista atualmente 639 casos ativos da doença, enquanto dois infetados, ambos estrangeiros, foram transferidos para seus países de origem.
-0- PANA CS/DD 24jan2021