Cabo Verde com mais dois casos positivos do Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde anunciou, a noite de domingo, que os resultados dos testes de dois trabalhadores de uma das unidades hoteleiras da Boa Vista foram positivos para a Covid-19 (coronavírus), o que eleva a 10 o total destes casos, desde o registo do primeiro caso da doença, a 28 de março último, apurou a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.
Através de um comunicado do Ministério da Saúde, trata-se de "uma mulher de 24 anos de idade e de um homem de 33 anos de idade", encontrando-se ambos em isolamento desde o início das queixas."
Porém, de acordo com a nota, a situação clínica dos doentes está, neste preciso momento, estável.
Na mesma nota dá conta que ainda, domingo, foram recolhidas amostras de todas as pessoas que estiveram de quarentena naquele hotel para serem analisadas nos próximos dias.
Mais de 180 funcionários deixaram, neste dia, a quarentena no hotel Riu Karamboa, depois de momentos de alguma tensão, uma vez que os mesmos vinham reclamando que já se encontravam lá já havia 25 dias, em isolamento e sem que tivessem sido submetidos a testes de despistagem do Covid-19.
No entanto, os referidos funcionários acabaram por sair das instalações do hotel, depois de terem sido recolhidas as respetivas amostras para análises, e terem assumido o compromisso de passar, doravante, a ficar em quarentena domiciliária a aguardar pelos resultados dos testes.
Ainda domingo, antes da divulgação deste comunicado, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, tinha revelado, numa conferência sobre a atualização do Covid–19 no país, que, com a saída das pessoas em quarentena nos hotéis, triplicou-se o número de testes realizados.
Na altura, Artur Correia avançou que as autoridades de saúde registaram mais oito casos suspeitos, dos quais dois na ilha da Boa Vista, quatro na de São Vicente, um na cidade da Praia e um em Santa Catarina de Santiago.
“Os resultados na cidade da Praia e em Santa Catarina de Santiago deram negativos, enquanto os resultados dos restantes serão conhecidos amanhã (nesta segunda-feira)" avançou.
Em relação à quarentena domiciliária, ele disse que há de 530 pessoas nesta situação a nível do país, com destaque para as ilhas de São Vicente e da Boa Vista.
“Na Boa Vista, as quarentenas referem-se às 207 pessoas que saíram de hotéis onde estavam em quarentena e que foram todos submetidos a testes. Eles aguardam pelos resultados em quarentena domiciliária. Todos estão sem sintomas”, garantiu.
Em relação à ilha de São Vicente, ele avançou que as 216 pessoas em quarentena domiciliária estão ligadas diretas e indiretas ao caso confirmado dum uma cidadã chinesa, incluindo familiares e profissionais de saúde.
“O nosso foco fundamental continua a ser o vírus, diagnosticar precocemente e isolar eventuais casos para podermos evitar outros males para a nossa população”, disse o diretor nacional da Saúde.
Garantiu que, “até a este momento, o quadro epidemiológico e a curva epidemiológica do Covid-19 em Cabo Verde tem estado estável e é isso que queremos.”
Com estes dois novos casos, Cabo Verde passa agora a contar 10 casos confirmados da doença.
O primeiro caso foi também a única que, até ao momento, resultou em morte. Trata-se dum cidadão inglês de 62 anosde idade que estava hospedado no hotel Riu Karamboa, na Boa Vista, e que sofria de outras doenças.
O numero de infetados registados nessa unidade hoteleira eleva-se agora a cinco, ou seja um outro turista inglês e três funcionários da unidade hoteleira.
Naquela ilha, uma turista dos Países Baixos testou também positivo para o Covid-19, tendo sido evacuado de seguida para a sua terra natal.
A cidade da Praia vem em segundo lugar em termos de numero de infetados (3), todos da mesma família do homem que regressou de ferias na Europa e que infetou a mulher e um filho.
A ilha de São Vicente, o segundo maior centro populacional do arquipelago cabo-verdiano, depois de Santiago,tem o registo de único caso, na pessoa de uma cidadão chinesa, residente há cinco anos na cidade do Mindelo.
Cabo Verde cumpriu hoje 15 dias, dos 20 previstos, de estado de emergência para conter a pandemia de coronavírus, com a população obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações inter-ilhas e para o exterior suspensas.
Entretanto, o Presidente da República, Jorge Carlos fonseca, anunciou que se reúne nesta segunda-feira, 13 com o Governo e o presidente da Assembleia Nacional para a avaliação da implementação do estado de emergência, decretado a 29 de março último e que vigora até ao próximo a 17 de abril corrente.
A reunião versa igualmente sobre a análise da possibilidade ou não da sua prorrogação.
Na semana finda, Jorge Carlos Fonseca esteve em consultas técnicas e políticas, tendo-se reunido com o autor do estudo sobre as projeções do Covid-19 em Cabo Verde, com a representação da Oorganização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, que também apresentou projeções da organização.
Também se avistou, no mesmo contexto com o diretor Nacional da Saúde.
-0- PANA CS/DD 13abril2020