Cabo Verde com mais 83 novos casos da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde anunciou segunda-feira, mais 83 novos casos da covid-19, passando a ter um acumulado de 7.155 infeções desde 19 de março, apurou a PANA de fonte oficial.
Na habitual conferência de imprensa sobre a situação da doença, no país, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias, Jorge Noel Barreto, disse que os estes novos casos resultaram de 309 análises feitas nos laboratórios de virologia do país, referentes aos dias 07, 08 e 09 de outubro.
Todos os novos casos foram diagnosticados na ilha de Santiago, a maioria na cidade da Praia (61), mas também na Ribeira Grande (03), Santa Catarina (06), São Salvador do Mundo (03), São Domingos (09) e Santa Cruz (01).
No mesmo encontro com a imprensa, Jorge Barreto adiantou que, nas últimas 24 horas, foram dadas altas a mais 94 pessoas, passando o país a ter um total de 6.075 doentes considerados recuperados, ou 85 por cento do total de casos já notificados.
Neste momento, referiu o porta-voz do Ministério da Saúde, há 35 casos suspeitos da doença em todo o país e outras 26 pessoas internadas nos hospitais que merecem uma atenção especial.
A maioria dos casos registados em Cabo Verde (70%) continuam a ser assintomáticos, prosseguiu Jorge Barreto, indicando ainda que a taxa de letalidade no país, que regista de um total de 75 óbitos até agora, é de um por cento,.
Conforme a mesma fonte, com os novos dados, Cabo Verde passa a registar 1.003 ativos, representando 14 por cento do total, enquanto dois doentes estrangeiros foram repatriados para os respetivos países de origem.
Na mesma conferência de imprensa, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças Prioritárias voltou a apelar para o cumprimento das medidas preventivas, sobretudo na campanha eleitoral que arrancou, quinta-feira da semana passada, sob pena de o país vir a ter um número exponencial de casos nos próximos tempos.
As autoridades de saúde, para além da campanha para as eleições autárquicas de 25 de outubro, apontam também duas outras situações que requerem a sua atenção, ou seja, o início das aulas presenciais, no país, exceto na Praia, e a retomada, na segunda-feira, dos voos comerciais internacionais.
Relativamente aos voos internacionais, garantem que todas as condições foram criadas para a realização do diagnóstico nos seis laboratórios de virologia do país, com um plano para seis meses, para evitar a rotura de stock.
-0- PANA CS/IZ 13out2020