Cabo Verde com mais 41 casos positivos da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) -O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou, quinta-feira, ter registado, nas ultimas 24 horas, mais 41 novos casos positivos de covid-19, es 18 casos de cura da doença.
De acordo com o boletim epidemiológico diário, o novos infetados resultaram de um total de 349 amostras recebidas nos laboratórios de virologia do país.
Os casos positivos surgiram no concelho da Praia (19), São Domingos (2), Santa Catarina (2), Tarrafal (1), São Miguel (2), Santa Cruz (1), São Lourenço dos Órgãos (3), Ribeira Grande, Santo Antão (1), São Vicente (7) e Sal (3).
Com estes casos, a taxa de positividade a nível nacional é de 11,7 por cento.
O país passa a contabilizar 154 casos ativos, 55817 casos curados, 402 óbitos, nove transferidos, perfazendo assim um total de 56425 casos positivos acumulados desde o inicio da pandemia no arquipélago, em marco de 2020.
Entretanto, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, afirmou, quinta-feira, que o aumento do número de casos de covid-19 nos últimos dias era esperado, assegurando que, por enquanto, o país tem as variantes conhecidas da patologia.
“Este é um fenómeno que tem acontecido a nível mundial e era algo esperado. Sabemos que todas as medidas que têm sido feitas, inclusivamente a questão da vacinação não mata o vírus. Previne contra formas mais graves de infeção”, declarou Arlindo do Rosário a jornalistas à margem duma cerimónia de comemoração do Ano da Segurança Sanitária.
O fórum decorreu sob o lema “Segurança Sanitária: Um compromisso de todos – nha segurança, bu segurança”, sob os auspícios do Instituto Nacional de Saúde Pública, em Ribeira Grande de Santiago.
Para o governante, face a este aumento esperado, “o fundamental é que continuemos a abordar o processo da vacinação.”
Como exemplo, citou o que o país tem conseguido taxas importantes de vacinação, nomeadamente 98 por cento da população elegível vacinados com uma dose e 84 por cento com a segunda dose.
“Agora a terceira precisa de ser reforçada. Estamos a volta dos 24 por cento. Temos a vacina, as estruturas estão operacionais. Porque não tomar a terceira dose? De que estamos à espera?”, questionou.
Neste sentido, reforçou que, sem a terceira dose das vacinas, o problema não é tanto o aumento dos casos, mas sim, frisou, a capacidade de resposta.
A seu ver, a mesma evita que este aumento se transforme em casos que pressionem as estruturas de saúde.
“Por enquanto nós temos as variantes que conhecemos e temos respostas para estas variantes no sentido de mitigar o efeito violento do Sars-Cov-2 (covid-19). O apelo que eu faço é que quem não tenha feito a vacinação se dirija ao posto de vacinação. Porque aí sim estamos a criar capacidade de resposta”, apelou.
Questionado sobre o Monkeypox vírus (variola dos macacos), o governante afirmou que todas as estruturas de Saúde de Cabo Verde já têm conhecimento do mesmo.
Cabo Verde irá acompanhar a sua evolução, indicou, assegurando que as estruturas de saúde nacionais já têm conhecimento das diretrizes preventivas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a forma de fazer face a surto de infeção com este vírus que já afeta 12 países, com 92 casos notificados.
-0- PANA CS/DD 03junho2022