Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com maior comitiva de sempre nos Jogos Olímpicos

Praia, Cabo Verde (PANA) - A qualificação da judoca Sandrine Billiet aumentou para seis o número de atletas internacionais cabo-verdianos apurados para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, a maior comitiva de sempre de Cabo Verde numa olimpíada, apurou a PANA de fonte desportiva.

Em 27 de maio, o país garantiu a primeira presença nos Jogos Olímpicos, através da atleta da ginástica rítmica Márcia Lopes, que participará na competição agendada para 23 de julho a 08 de agosto, a convite do Comité Olímpico Internacional.

"Márcia Lopes é a primeira atleta cabo-verdiana a garantir lugar em Tóquio", referiu na altura o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), sublinhando que Márcia Lopes "é uma das mais cotadas ginastas africanas", segundo a Federação Internacional de Ginástica.

Também o pugilista David Pina garantiu a qualificação através do Wild Card (Comissão Tripartida de Convites).

Já os irmãos nadadores Troy Pina e Jayla Pina e agora a judoca Sandrine Billiet, qualificaram-se através da quota continental (ranking continental).

Por sua vez, a atleta Jordin Andrade foi qualificada para disputar a prova dos 400 metros barreiras pela regra da universalidade (ranking).

Cabo Verde tinha levado para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a sua até então maior comitiva de sempre, com cinco atletas, em quatro modalidades (atletismo, ginástica, boxe e taekwondo).

-0- PANA CS/IZ 05julho2021