Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com apenas 16 jogadores para defrontar Madagáscar

Praia, Cabo Verde (Praia) – O treinador da seleção cabo-verdiana de futebol, Lúcio Antunes, só vai contar com 16 atletas para o jogo que Cabo Verde realiza esta quarta-feira, em Antananarivo, diante da sua congénere de Madagáscar, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte federativa.

A partida é referente à primeira mão da segunda eliminatória de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2013.

Da lista dos convocados estão ausentes o médio Valter e o avançado Djaniny por falta de autorização para saírem do espaço da União Europeia, ao que se junta o também avançado Valdo, lesionado, e um quarto jogador que a caravana cabo-verdiana perdeu antes de chegar à capital malgaxe.

Trata-se do guarda-redes Fock, que foi autorizado a ausentar-se pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) "a fim de tratar de assuntos particulares inadiáveis".

Segundo o site “Notícias do Norte”, a ausência do habitual titular da baliza da equipa cabo-verdiana poderá estará relacionada com o facto de o atleta, o único dos convocados a atuar num clube do arquipélago (Batuque), ter sido contratado pelo Petro de Luanda de Angola.

O regresso do capitão do União de Leiria (Portugal), Marcos Soares, depois de uma longa paragem motivada por uma grave lesão contraída num jogo da Liga Portuguesa (temporada 2010/11) frente ao Sporting, constitui a maior novidade na lista dos convocados por Lúcio Antunes para o jogo de Antananarivo.

De acordo com a nova metodologia da Confederação Africana de Futebol (CAF), Cabo Verde entra nesta segunda ronda da eliminatória para o CAN'2013, a decorrer na África do Sul, por não se ter qualificado para o CAN'2012, disputado recentemente no Gabão e na Guiné Equatorial.

Se passar esta fase, Cabo Verde entra na última ronda de qualificação, na qual participarão as 14 seleções saídas da segunda fase das eliminatórias contra as 16
que disputaram recentemente a fase final do último CAN.

-0- PANA CS/IZ 28fev2012