Cabo Verde com 100 óbitos ligados à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, sexta-feira, 100 óbitos devidos à covid-19, com o falecimento, nas ultimas 24 horas, de mais três doentes na cidade da Praia, em São Filipe e em São Vicente, segundo o boletim epidemiológico divulgado, no mesmo dia pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o balanço diário da evolução da pandemia no arquipélago, Cabo Verde registou mais 75 novos casos de coronavírus, o que eleva a nove mil 224 o acumulado, desde que foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19 no país, a 19 de março último.
O Governo informou, em comunicado, que os laboratórios do país analisaram 727 amostras quinta-feira, sendo que a maioria dos novos casos positivos sido contabilizada na ilha de São Vicente (20), seguida do concelho de São Filipe (19), na ilha do Fogo, e da cidade da Praia (16), na ilha de Santiago.
Autoridades sanitárias diagnosticaram casos ainda em Santa Catarina (cinco), Santa Cruz (dois), Ribeira Grande e Tarrafal, com um cada, todos na ilha de Santiago.
Na ilha do Fogo, foram assinalados mais dois casos no concelho dos Mosteiros, que se juntam a oito no Porto Novo, em Santo Antão, e um na ilha do Sal.
Nas últimas 24 horas, autoridades de saúde cabo-verdianas deram alta a mais 74 pessoas, passando o país a ter um acumulado de oito mil 363 casos considerados recuperados da doença, representando 91 por cento do total de casos já notificados.
Com os novos dados, o país passou a ter 759 casos ativos (oito por cento), a que se juntam dois doentes estrangeiros já transferidos para seus países de origem.
Na sua primeira conferência de imprensa, como novo diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, disse que foram registados ainda 42 casos suspeitos e que há 18 pessoas internadas, das quais duas em situação mais grave, no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.
Nessa ocasião, o sucessor de Artur Correia, aposentado, destacou igualmente a importância do uso obrigatório de máscaras faciais no país, incluindo nas vias públicas.
Disse esperar que esta medida possa ajudar a diminuir o risco de transmissão, de modo a ter-se "algum impacto positivo" na evolução da pandemia no país.
-0- PANA CS/DD 07nov2020