Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde capacita portadoras de deficiência sobre seus direitos

Praia, Cabo Verde (PANA) – A capital cabo-verdiana acolhe durante uma semana uma formação, promovida pela Organização não Governamental (NGO) Handicap Internacional, para capacitar as pessoas portadoras de deficiência sobre os seus direitos, apurou a PANA quarta-feira de fonte associativa.

Trata-se de uma ação que se inscreve no âmbito do projeto “Defesa dos direitos do Consumidor com deficiência em Cabo Verde", financiado pela União Europeia (UE) e que está a ser implemento pela Handicap Internacional com o apoio da Associação da Defesa dos Consumidores (ADECO).

Em maio passado, a delegação da UE em Cabo Verde disponibilizou à representação dessa ONG em Cabo Verde o montante de 204 mil e 750 euros para financiar este projeto que tem como principal objetivo promover a defesa e os direitos dos consumidores com deficiência na sociedade Cabo-verdiana de modo a melhorar a sua participação no diálogo económico.

Segundo uma fonte da Handicap Internacional, com a implementação do projeto, pretende-se reforçar a capacidade dos atores económicos do país para fornecer os serviços acessíveis, adequados e adaptáveis às pessoas com deficiência em geral, “com um foco específico sobre a melhoria da qualidade global dos serviços de reabilitação”.

Esta doação da UE vai ajudar também no processo da implementação da convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas ratificada por Cabo Verde em Outubro de 2011.

Durante a execução do projeto, estão previstas formações das associações de pessoas com deficiência e das associações do consumidor, bem como dos atores económicos sobre os direitos das pessoas com deficiência.

No ano passado, a Handicap Internacional realizou um estudo intitulado “Boas Práticas em Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência em Cabo Verde” no âmbito do projeto “Melhoria do Perfil da Deficiência em Cabo Verde” implementado em parceria com as Associações de Pessoas com Deficiência e também com financiamento da União Europeia.

Este trabalho tinha por objetivo promover recomendações práticas às autoridades competentes e outros parceiros chaves envolvidos no setor da educação em Cabo Verde, baseadas em experiências sobre como incluir as crianças com deficiência no ensino primário e secundário regular em Cabo Verde.

A Handicap International é uma organização independente, sem fins lucrativos, que visa ajudar as pessoas com deficiência e vulneráveis em situações de pobreza e exclusão, conflitos e desastres.

Ela conta com mais de três mil e 500 funcionários de campo localizados em mais de 60 países em todo o mundo.

-0- PANA CS/IZ 11dez2013