Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cai 16 lugares no Índice de Liberdade de Imprensa da RSF

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde desceu 16 posições no Índice da Liberdade de Imprensa, passando de 9.º para o 25.º lugar na lista anual divulgada esta quarta-feira pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), soube a PANA de fonte da instituição.

Apesar desta queda, cujos motivos não foram precisados, a RSF considera que o arquipélago continua a ser um dos países africanos, juntamente com a Namíbia e o Gana, melhores colocado no ranking que classifica a liberdade de imprensa no mundo.

Para realizar este índice, que abrange 179 países, a RSF dirigiu um inquérito a 18 associações de defesa da liberdade de expressão nos cinco continentes, aos seus 150 correspondentes, bem como a jornalistas, investigadores, juristas e militantes dos direitos humanos.

O índice publicado anualmente avalia o grau de liberdade de que gozam jornalistas, meios de comunicação es cidadãos, bem como os meios implementados pelos Estados o seu respeito.

O Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2013 da RSF aponta que um grande número de jornalistas morreu no cumprimento do dever em 2012, ano mais mortífero registado pela organização.

Os primeiros colocados no ranking sobre liberdade de imprensa deste ano da RSF foram a Finlândia, a Holanda, a Noruega, Luxemburgo e Andorra.

Nos últimos lugares ficaram a Eritreia (179.º), a Coreia do Norte (178.º), o Turquemenistão (177.º), a Síria (176.º) e a Somália (175.º).

-0- PANA CS/TON 30jan2013