Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde beneficia de 10 milhões de euros para água potável

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Os Governos de Cabo Verde e da França assinaram, segunda-feira na Praia, uma convenção para um empréstimo de 10 milhões de euros destinado ao financiamento dum projecto bienal de abastecimento de água potável e saneamento no município de Santa Catarina, na ilha de Santiago, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.
Este financiamento, a ser atribuído pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), vai permitir aumentar em cerca de 40 por cento o volume de água disponível no município de Santo Catarina, um dos maiores de Cabo Verde.
No que diz respeito ao saneamento, o projecto contempla a construção do primeiro sistema colectivo que inclui uma rede de esgotos para a cidade de Assomada (sede do município), assim como a ligação à rede de seis mil habitações e uma estação de tratamento de águas residuais.
Ao proceder à assinatura da convenção, a embaixadora de França em Cabo Verde, Marie-Christine Glas, destacou que mais de 40 mil pessoas vão beneficiar dos equipamentos de produção, armazenamento e distribuição de água e rede de esgotos.
Segundo a diplomata francesa, “o projecto vai melhorar significativamente as condições de vida da população, nomeadamente das mulheres”, já que são elas que asseguram água em quantidade para a família.
Por sua vez, a ministra cabo-verdiana das Finanças, Cristina Duarte, disse que o projecto demonstra os esforços do Governo do arquipélago que elegeu a água e o saneamento como sectores de intervenção prioritários durante este mandato.
“O primeiro aspecto é o aumento da produção em 500 metros cúbicos, a reestruturação da rede de distribuição com a redução das perdas o que significa que vai ser uma contribuição de peso para a eficácia e eficiência neste sector em Santa Catarina”, sublinhou Cristina Duarte.