Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde autoriza entrada de tripulação de cargueiro russo

Praia- Cabo Verde (PANA) -- As autoridades cabo-verdianas autorizaram a entrada no seu território da embarcação que transporta os 15 membros da tripulação do navio "Arctic Sea", encontrado segunda-feira a 300 milhas a sul de Cabo Verde depois de ter sido dado como desaparecido desde 28 Julho passado, soube a PANA terça-feira na Praia de fonte oficial.
O Governo cabo-verdiano aponta "razões humanitárias" e as boas relações que Cabo Verde mantém com a Rússia para autorizar a entrada nas águas territoriais do arquipélago da unidade de Marinha de Guerra russa que é esperado esta quarta-feira no porto da Palmeira, na ilha do Sal.
Segundo uma fonte citada pela Rádio de Cabo Verde, a tripulação do cargueiro deverá ficar alguns dias na ilha do Sal antes de seguir viagem rumo a Moscovo, a bordo de um avião que já se encontra estacionado, há já alguns dias, no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral.
O "Arctic Sea", de bandeira maltesa e tripulação russa, transportava madeira da Finlândia para a Argélia, onde deveria ter chegado no dia 4 de Agosto, mas desapareceu a 28 de Julho em circunstâncias misteriosas.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde salienta, num comunicado, que as informações divulgadas pelas autoridades russas dando conta que o barco foi encontrado a 300 milhas náuticas (cerca de 380 quilómetros) a sul do arquipélago confirmam que o "Arctic Sea" não se encontrava nas águas sob jurisdição cabo-verdiana.
Entretanto, o diário Rossiskaia Gazeta, órgão oficial do Governo russo, apoiando-se nas suas fontes, revelou terça-feira que o cargueiro Sea tinha sido detectado há vários dias, mas a informação foi escondida por considerações operacionais para não assustar os oito criminosos que desviaram o barco e que foram presos por militares russo que participaram no resgate da embarcação.