Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde aumenta salário de trabalhadores públicos e privados

Praia- Cabo Verde (PANA)) -- O Governo e os representantes sindicais e do patronato acordaram um aumento salarial de 1,75 por cento para 2010, soube a PANA segunda-feira na Praia de fonte oficial.
Este acordo foi obtido no fim-de-semana após uma reunião da Comissão de Concertação Social (CCS), que ficou marcada também pela decisão do Governo e dos sindicatos de ultrapassar as suas divergências sobre algumas normas do Código Laboral em vigor.
Para a ministra cabo-verdiana do Trabalho e Solidariedade Social, Madalena Neves, o consenso atingido permite ganhos "importantes" para o Governo e para os parceiros sociais.
"A partir deste momento passamos a ter uma redacção consensual do Código Laboral", destacou a governante que preside às reuniões do CCS.
No que se refere à introdução de um salário mínimo nacional, um das principais reivindicações dos sindicatos cabo-verdianos, o CCS deixou uma decisão final sobre esta questão para o próximo mês de Dezembro.
Madalena Neves revelou, a propósito, que o Governo estabeleceu parcerias com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com o Banco Mundial (BM) visando a criação de uma comissão técnica para avaliar o impacto desta medida na economia cabo-verdiana.
O trabalho da comissão será apreciado em Novembro, o que leva a ministra cabo-verdiana do Trabalho e Solidariedade Social a acreditar que a decisão de criar o salário mínimo nacional será tomada até Dezembro.