Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde atribui nome de Nelson Mandela a aeroporto da capital

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Dia de África, 25 de maio, vai ser assinalado esta sexta-feira em Cabo Verde com a atribuição do nome do antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, ao aeroporto internacional da cidade da Praia, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

Trata-se de uma iniciativa do Governo cabo-verdiano para homenagear "um dos maiores símbolos da luta pela liberdade, pela igualdade e pelos direitos humanos" em África e no mundo.

A cerimónia de descerramento da placa, que vai ter lugar esta tarde, culmina um processo iniciado a 13 de janeiro deste ano, quando o Governo do primeiro-ministro, José Maria Neves, decidiu atribuir o nome do mítico dirigente sul-africano ao aeroporto da cidade da Praia.

A decisão do Executivo provocou na altura polémica, uma vez que algumas vozes defendiam que a infraestrutura deveria homenagear uma personalidade cabo-verdiana.

O aeroporto internacional da Praia, inaugurado em outubro de 2005, foi a primeira infraestrutura aeroportuária construída em Cabo Verde após a independência do arquipélago em 1975.

A sua construção veio dar resposta a uma antiga reivindicação da população da capital e da ilha de Santiago, a maior e a mais populosa do arquipélago, uma vez que até à data sua inauguração, os voos de e para fora do país só podiam ser realizados a partir do aeroporto internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal.

O aeroporto Nelson Mandela recebe voos internacionais procedentes da Europa, da América do Sul, da América do Norte e de África, além dos voos domésticos.

No ano passado, passaram pelo aeroporto da Praia 528 mil e 495 passageiros, sendo 231 mil 380 internacionais, mais 4,6 porcento do que em 2010, e 297 mil e 115 domésticos, mais 5,2 porcento do que no ano anterior.

-0- PANA CS/TON 25maio2012