Cabo Verde apurca-se à fase final de CAN ’2023
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção principal de futebol de Cabo Verde venceu, domingo, na cidade da Praia, a sua similar do Burkina Faso por 3-1, garantindo assim, pela segunda vez consecutiva, o apuramento para uma fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), apurou a PANA de fonte segura.
Em jogo a contar para a quinta e penúltima jornada do grupo B, realizado no Estádio Nacional, os golos da equipa cabo-verdiana foram inscritos por Bebé, logo aos seis minutos, e por João Paulo aos 65 minutos e por Clé, que entrou para o lugar do capitão, Ryan Mendes, na parte final do jogo.
O golo solitário do Burkina Faso foi obtido aos 45 minutos por intermédio de Dayo.
Após esta vitória, quando falta mais uma jornada por disputar, Cabo Verde e Burkiba Faso, com 10 pontos cada, garantem o apuramento para o CAN 2023.
Num outro jogo do grupo, o Togo venceu o Eswatini por 2-0, em partida realizada no Estádio Mbombela, na África do Sul (casa emprestada pela primeira equipa), resultado que, após o triunfo de Cabo Verde, deixa as duas seleções sem possibilidade de apuramento para a fase final da prova.
Na classificação do grupo B, o Burkina Faso e Cabo Verde, já qualificados, lideram com 10 pontos cada, seguidos do Togo (cinco pontos) e do Etswatini (dois pontos).
Na última jornada, a acontecer em setembro, Cabo Verde viajará para Lomé (capital togolesa) para defrontar o Togo, enquanto o Burkina Faso receberá o Etswatini, em Ougadougou, a capital burkinabe.
De acordo com o regulamento, qualificam-se para a fase final do CAN 2023, a ser disputada de 23 de junho a 23 de julho de 2024 na Côte d'Ivoire, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
O torneio vai contar com a participação de 24 seleções africanas.
-0- PANA CS/DD 19junho2023